Produtividade de soja é menor do que o esperado em Doutor Camargo-PR
Com bons stands observados pelos sojicultores na região noroeste do Paraná, no município de Doutor Camargo, a expectativa de média de produtividade da safra 2019/20 de soja era entre 60 a 70 sacas por hectare. Entretanto, segundo Ildefonso Ausec, produtor rural do município, a média colhida é de 50 sacas por hectare.
Segundo ele, houve atraso no plantio da safra, estiagem no começo do desenvolvimento da lavoura, seguida de normalização das chuvas. Porém, um novo período seco no final do estágio de enchimento de grãos, em fevereiro, prejudicou os resultados.
"O trabalho de colheita já foi finalizado, e a parte do ponteiro da planta, as vagens mais no topo, ficaram mais prejudicadas. Tem soja que não granou, ficou murcha, o chamado 'carrapatinho'", explicou.
De acordo com o produtor rural, os produtores de Doutor Camargo já comercializaram cerca de 40% da produção desta safra, com valor médio de R$ 80 por saca, e já há contratos sendo feitos para a safra 2020/21.
No caso do milho safrinha, houve atraso em tornod e 10 dias no plantio, e o desenvolvimento das lavouras "não estão bons", conforme afirma Ausec.
"É difícil falar em expectativa de produção, mas 30% a 40% do milho não está se desenvolvendo como se deve."
0 comentário
Importações chinesas de soja dos EUA em outubro sobem pelo sétimo mês
Preços da soja voltam a cair em Chicago nesta 4ª feira, com pressão do óleo e do dólar
Soja 24/25 garante boa margem ao produtor brasileiro, apesar de pressão ainda consistente em Chicago
Elevadas doses de calcário no solo aumentam produtividade da soja no Matopiba
Desenvolvimento da safra da soja em Nova Mutum/MT
Abiove estima aumento de 9,4% na safra de soja do Brasil em 2025