Colheita da soja em Rio Verde/GO é prejudicada pelo excesso de chuvas e produtividade deve ficar menor na região
Podcast
Colheita da soja em Rio Verde/GO é prejudicada pelo excesso de chuvas e produtividade deve ficar menor na região
DownloadA região sudoeste de Goiás já colheu cerca de metade da safra de soja, mas os produtores enfrentam dificuldades devido ao excesso de chuvas que atrasa os trabalhos e prejudica a qualidade dos grãos.
De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO, José Roberto Brucceli, a colheita foi interrompida devido à chuva há cerca de 10 dias, mas retomou os trabalhos e o alto índice de umidade está atuando para tirar até 6% do peso dos grãos.
Diante destes problemas, a expectativa é reduzir a média de produtividade atingida na última safra, que teve clima bastante favorável para o desenvolvimento das lavouras. Citando seu exemplo pessoal, Brucceli conta que espera colher algo em torno de 65 sacas por hectare contra as 70 sacas do ano passado.
As precipitações atrapalham também o plantio da segunda safra de milho. A janela ideal de cultivo na região é o mês de fevereiro, mas boa parte das áreas deve ser semeada após o término deste período. Apesar disso, se as chuvas forem boas em abril ainda é possível ter boa produtividade no cereal.
Confira a entrevista completa com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO no vídeo.
0 comentário

StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton

Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar

Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT

Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS