Após início conturbado, safra de soja no MS deve ter alta produtividade, mas janela do milho será comprometida
Podcast
Após início conturbado, safra de soja no MS deve ter alta produtividade, mas janela do milho será comprometida
DownloadO início da safra de soja 2019/20 foi bastante conturbado no Mato Grosso do Sul. Os produtores do estado enfrentaram a estiagem e tiveram dificuldades para semear as lavouras, o que atrasou o ciclo da cultura. Com isso, a colheita da safra ainda é bastante tímida e deve se estender até 15 de março.
Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo Dobashi, depois dos meses de setembro, outubro e novembro registraram poucas precipitações, o clima se normalizou em dezembro e janeiro, o que garantiu um bom desenvolvimento para as lavouras.
A expectativa do estado é registrar média de produtividade de 52 sacas por hectare e superar a barreira das 10 milhões de toneladas, impulsionado por mais de 6% de áreas novas de cultivo neste ano.
As negociações também animam os produtores, já que 50% da safra estão negociados com bons patamares de preços, de acordo com Dobashi.
Porém, o cenário é outro quando o assunto é a segunda safra de milho 2020. A janela de cultivo vai apenas até o dia 10 de março e a recomendação da Aprosoja MS é que o produtor não arrisque o cultivo do cereal fora da janela apostando no bom momento de mercado para o milho.
Dobashi aponta que a opção pode ser por um mix de plantas de cobertura para recuperar áreas de solo desgastado e contribuir para um incremento na produtividade das próximas safras.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja MS no vídeo.
0 comentário

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira

Petróleo despenca mais de 7%, pressiona óleo de soja e leva grão na carona em Chicago nesta 5ª feira

Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, atento aos desdobramentos do tarifaço de Trump

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª

USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)

Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump