China teria que comprar entre 40 e 50 mi/t de soja dos EUA para cumprir acordo em 2020. Mercado desconfia e preços recuam
Podcast
Entrevista com Luiz Fernando Gutierrez Roque - Analista da Consultoria Safras & Mercado sobre o Fechamento de Mercado da Soja
DownloadO mercado da soja encerrou esta sexta-feira (24) em queda, com perdas de 7,5 pontos nos principais contratos. O movimento acompanha as incertezas no volume de compras de soja americana pela China, mesmo após a assinatura da "Fase 1" do acordo entre o país asiático e os Estados Unidos.
Para cumprir parte do acordo, espera-se que a China tenha que comprar um volume entre 15 e 20 milhões de toneladas acima do que o país comprou dos EUA em 2017, o que resultaria em um volume entre 45 e 50 milhões de toneladas de soja.
No entanto, a estratégia chinesa de comprar soja aonde estiver mais barato, pode fazer com que o país mantenha sua demanda focada no Brasil ao longo do primeiro semestre. Já no segundo semestre, a demanda deve migrar para a soja americana. Essa transição fará com que os preços da oleaginosa se mantenham estáveis, com o patamar variando na casa dos US$ 9.
Dessa forma a spja brasileira pode acabar perdendo espaço para a soja americana, mas com a demanda interna aquecida, boas oportunidades aparecerão na comercialização interna.
Veja também:
>> China deve comprar de 50% a 60% da meta de grãos de acordo com EUA, diz Rabobank
>> USDA: China compra menor volume de soja dos EUA no acumulado da temporada desde 2007/08
1 comentário
Demanda forte pela soja brasileira mantém prêmios subindo e compensando perdas em Chicago
Após atraso inicial, plantio da soja avançou rápido em Cândido Mota/SP
Reuters: Política comercial de Trump pode ser oportunidade para processadores de soja dos EUA
Importações de soja pela China podem cair 9,5% neste ano comercial, diz executivo da Cofco
Soja: Em mais uma semana volátil, preços buscam ajuste e caminham de lado em Chicago nesta 4ª
Soja tem queda em Chicago, mas preços seguem firmes no BR com suporte do dólar e prêmios
Vinícius de Araújo Aguiar Sarandi - RS
Só não viu isso quem não vive o mercado. Os compromissos assinados são grandes e devem ser cumpridos. Só se os Chineses não honrarem o acordo (eles costumam não honrarem certos acordos).