Palotina/PR começa a colher a soja após replantar metade da área cultivada
Depois de sofrerem com o período longo de estiagem, o sojicultor da região de Palotina/PR que apostou em deixar a planta se desenvolver no seco, começa a colher. De acordo com Nestor Antônio Araldi, Presidente do Sindicato Rural da cidade, a colheita iniciou em cerca de 30% do total da área plantada, referente ao produtor que plantou no pó.
Entretanto, essa soja deve perder em produtividade, já que as chuvas mais constantes chegaram na região há cerca de 15 dias, segundo Araldi, beneficiando os 50% de área replantada e os 20% de terra em que o produtor esperou as precipitações para plantar.
Para o sojicultor que já está colhendo o produto semeado na estiagem, a produtividade deve se rmais baixa, mas ainda assim, o preço pago é satisfatório, segundo Araldi.
"Para dizer se a safra 19/20 é boa ou não, precisa ver como vai chover daqui pra frente, porque tem os 70% de área que foi replantada ou plantada depois e que precisam que o tempo colabore nos próximos dias para que a safra seja boa".
Em relação às doenças na lavoura, ele conta que quem replantou estava preocupado porque as chuvas iniciadas há 15 dias foram constantes, o que dificulta a aplicação de defensivos. "Deu uns dias de sol, aí quem conseguiu entrar com a máquina, aplicou, e que não teve condição por causa do solo úmido, fez com avião", conta.
As negociações para a venda de soja disponvel já começaram, e Araldi explica que tem propostas boas, inclusive com preços R$ 2, R$ 3 acima do valor de tabela. Mais à frente, quando todo mundo estará colhendo, não sabemos como vai ser".
SAFRINHA
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Palotina, por causa do atraso no plantio da soja, ou devido ao replantio, a janela de semeadura do milho safrinha também deve ser tardia, chegando em março.
"Deixar de plantar o milho é complicado, e plantar trigo aqui na nossa região não compensa por causa do custo. Plantar em março é arriscado, porque mais à frente pode ser que dê uma geada e estrague tudo, mas ainda assim, devemos apostar no milho por causa dos preços de mercado".
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas