Soja & Milho: Cenário se mantém favorável para formação de preços até início de 2020 em MT (IMEA)
Segundo Gauer, o sojicultor está presente no mercado e adiantado nas negociações, aproveitando o bom momento para o setor, principalmente em função do câmbio. No estado, o esmagamento do grão atingiu a capacidade máxima no mês passado para a produção de biodiesel, o que contribui com a demanda.
-- "Esses fatores dão fluidez tanto nas comercializações do que está disponível quanto para a próxima safra, além de dar 'um gás' para quem está planejando a safrinha de milho, ou safra de soja 2020/21", explica.
Em relação aos custos de produção, ele afirma que os produtores matogrossenses já adquiriram a maior parte dos insumos, ficando apenas para comprar algo muito específico, sendo assim, não devem ser muito afetados pela alta do dólar neste sentido.
Para o milho, o mercado vem se modificando rapidamente no estado, e as exportações continuam auxiliando na manutenção e elevação dos preços. Soma-se a isso a abertura de novas plantas de etanol de milho, com o planejamento dessas fábricas para aquisição dos produtos de forma antecipada.
-- "Isso dá ao produtor um poder de negociação maior, com mais players presentes adquirindo, não ficando só dependente das exportações", afirma.
0 comentário
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
Soja: Apesar de nova dispara do óleo em Chicago, preços do grão voltam a recuar nesta 3ª feira
Paraná passa a ter 92% da safra de soja em "boa" condição após seca no noroeste
Crise hídrica traz prejuízos para o desenvolvimento do plantio da soja em Palotina/PR
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª frente a notícias que já conhece e de olho no financeiro