Chuva da última semana ajuda e plantio da soja avança em Goiás
A última semana foi de chuva e muito trabalho para os produtores de Goiás, que avançaram para 70% da área cultivada com a safra de soja 2019/20 e devem chegar a até 80% ainda nesta semana, depois do atraso inicial nos trabalhos devido a falta de precipitações.
Segundo o presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Antônio Barzotto, o plantio desta safra vai ser encerrado ainda dentro de uma época excelente e a expectativa é de produção entre 11 e 11,5 milhões de toneladas, se aproximando da meta inicial de 12 milhões.
A liderança destaca ainda que o mercado para venda da soja no estado permaneceu travado nos meses de agosto, setembro e outubro, e agora volta a se movimentar com a alta do dólar em novembro e o surgimento de boas oportunidades para travamento dos custos.
As consequências deste atraso vão ficar mesmo para a segunda safra de milho em 2020, que terá uma janela menor e deve apresentar menos investimentos por parte dos produtores goianos, com a troca por híbridos mais baratos e uso de menos adubação.
Mesmo assim, Barzotto comenta que, provavelmente, o milho terá bons preços na época da safrinha e o produtor precisa acompanhar as movimentações e ter o produto em mãos para aproveitar essa oportunidade que se desenha.
Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja GO no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas