Após atraso de mais de 20 dias, Japurá/PR encerra plantio da soja
Os trabalhos de plantio da safra de soja 2019/20 em Japurá no Paraná demoraram mais de 20 dias para começar, em comparação com os últimos anos. Apesar do atraso, a semeadura no município está praticamente encerrada, restando apenas aqueles que precisaram replantar algumas áreas.
Segundo o produtor rural Geraldo Bortolato, mesmo que fracas, três chuvas durante o mês de outubro possibilitaram a conclusão da semeadura e agora a expectativa é de bom desenvolvimento para as lavouras.
Bortolato conta que no último domingo (10) choveu cerca de 60 mm, a maior chuva do município desde abril, e os produtores esperam boa produtividade nesta safra, após sofrer com perdas pela estiagem nos últimos três ciclos (safrinha 2018, safra verão 2018/19 e safrinha 2019).
Como reflexo deste atraso, os produtores perderam bons momentos de negociação para a próxima produção, mas agora que as lavouras foram implantadas, boas oportunidades aparecem para vendas em até R$ 80,00, um patamar atrativo para comercialização.
O maior impacto ficará mesmo para a segunda safra de 2020, que terá o plantio empurrado para março e pode ter uma área cultivada de milho menor do que o previsto anteriormente, dando espaço para coberturas de inverno. Já quem arriscar no cereal deve aplicar menos tecnologia e obter menos produtividade ao final do ciclo.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Japurá/PR no vídeo.
0 comentário

Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16)

Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago

Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago

Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul

Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)

Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo