Assis Chateaubriand/PR já replantou 30% das áreas de soja e perda de produtividade já é certa
Podcast
Assis Chateaubriand/PR já replantou 30% da áreas de soja e perda de produtividade já é certa
DownloadOs produtores de Assis Chateaubriand no Paraná já semearam 95% da área destinada à safra de soja 2019/20. Apesar deste avanço, cerca de 30% dessas lavouras já precisaram ser replantadas e novos trabalhos neste sentido não são descartados, uma vez que a chuva segue menor do que o necessário na região.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand/PR, Valdemar Melato, a situação no município é desesperadora, uma que todas as precipitações registradas até o momento foram menores do que o esperado e não existe previsão de boas chuvas para os próximos dias.
Nenhuma área do município registrou boas germinações para a soja já plantada e as perdas podem ser ainda maiores, uma vez que a boa janela de cultivo para a oleaginosa está se encerrando, e a estimativa já aponta 30% de perda na produtividade.
Outra preocupação fica por conta da segunda safra de milho em 2020 que, de acordo com Melato, já tem a sua semeadura jogada para depois do dia 25 de fevereiro, o final da janela ideal de cultivo. Para o cereal, a estimativa de perda já é de até 40% do que poderia ser com o plantio ainda em janeiro.
Diante deste cenário, a recomendação da liderança é que o produtor não realize novas vendas futuras, nem mesmo com os patamares de preços em até R$ 80,00 a saca. Isso porque, não possível garantir que vai haver produção suficiente para honrar estes compromissos.
Veja a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand/PR no vídeo.
0 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas