Assis Chateaubriand/PR já replantou 30% das áreas de soja e perda de produtividade já é certa
Podcast
Assis Chateaubriand/PR já replantou 30% da áreas de soja e perda de produtividade já é certa
DownloadOs produtores de Assis Chateaubriand no Paraná já semearam 95% da área destinada à safra de soja 2019/20. Apesar deste avanço, cerca de 30% dessas lavouras já precisaram ser replantadas e novos trabalhos neste sentido não são descartados, uma vez que a chuva segue menor do que o necessário na região.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand/PR, Valdemar Melato, a situação no município é desesperadora, uma que todas as precipitações registradas até o momento foram menores do que o esperado e não existe previsão de boas chuvas para os próximos dias.
Nenhuma área do município registrou boas germinações para a soja já plantada e as perdas podem ser ainda maiores, uma vez que a boa janela de cultivo para a oleaginosa está se encerrando, e a estimativa já aponta 30% de perda na produtividade.
Outra preocupação fica por conta da segunda safra de milho em 2020 que, de acordo com Melato, já tem a sua semeadura jogada para depois do dia 25 de fevereiro, o final da janela ideal de cultivo. Para o cereal, a estimativa de perda já é de até 40% do que poderia ser com o plantio ainda em janeiro.
Diante deste cenário, a recomendação da liderança é que o produtor não realize novas vendas futuras, nem mesmo com os patamares de preços em até R$ 80,00 a saca. Isso porque, não possível garantir que vai haver produção suficiente para honrar estes compromissos.
Veja a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand/PR no vídeo.
0 comentário

Soja: Prêmios cedem no Brasil diante de bom volume de negócios nos últimos dias

USDA informa, depois de muito tempo, nova venda de soja nesta 4ª feira

Vendas de soja da Ucrânia para UE podem aumentar em meio à guerra tarifária, dizem produtores

China anuncia retaliação aos EUA com tarifa de 84% e soja volta a perder direção em Chicago

Onda de soja dos EUA deve chegar à China apesar das tarifas

Prêmios da soja seguem altos no Brasil, refletindo escalada da guerra comercial EUA x China