Produtores do oeste da Bahia se preocupam com risco de ferrugem após um plantio dentro do vazio sanitário
Podcast
Produtores do oeste da Bahia se preocupam com risco de ferrugem após um plantio dentro do vazio sanitário
DownloadAntes mesmo de iniciar a maior parte dos trabalhos de plantio para a safra de soja 2019/20, os produtores do oeste da Bahia já tem uma grande preocupação: o alto risco de incidência da ferrugem asiática para este ciclo.
O motivo dessa preocupação é que um produtor realizou o plantio da sua lavoura em Jaboirandi/BA ainda no dia 15 de setembro, antes do término do vazio sanitário no estado.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA, Cícero José Teixeira, o plantio cerca de 40/45 dias antes do restante da região vai coincidir o final de ciclo desta área com a floração das demais, o que pode ajudar na disseminação dos esporos da doença.
Diante disso, os produtores da região, que já enfrentaram um alto custo de produção para esta safra, principalmente devido à elevação dos adubos e defensivos cotados em dólar, podem ter que investir ainda mais para se defender da doença, que coloca a produção em jogo.
Teixeira ainda conta que, o plantio das áreas de sequeiro em LEM deve acontecer na virada de outubro para novembro, após a chuva prevista para o dia 28, e a expectativa é de superar a marca de 56 sacas por hectare de produtividade média.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães/BA no vídeo.
0 comentário

ABIOVE reforça previsões otimistas para complexo soja em 2025 e destaca crescimento da produção de biodiesel no primeiro trimestre

Brasil registra negócios pontuais com soja nesta 2ª, apesar de Chicago de lado e dólar em queda

Soja segue operando com estabilidade em Chicago, testando os dois lados da tabela nesta 2ª

Uso de sementes certificadas de soja impulsiona altas produtividades no Brasil

Soja trabalha com leves ganhos em Chicago nesta 2ª feira atenta ao clima no Meio-Oeste dos EUA

Soja/Cepea: Preços seguem enfraquecidos no BR