Dourados/MS deve ter melhores condições de plantio da soja após dia 10 de outubro
Apesar de alguns produtores já terem iniciado o plantio da soja em Dourados no Mato Grosso do Sul, a recomendação é para que o agricultor espere melhores condições de umidade do solo antes de semear a safra 2019/20.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dourados/MS, Lúcio Damalia, o melhor período para o plantio na região deve ser após o dia 10 de outubro, e o produtor precisa olhar bem as previsões climáticas, manejar bem o seu solo e analisar caso a caso para realizar um bom plantio.
Apesar deste atraso no início do ciclo, a expectativa do município é ampliar a área cultivada em 6% e atingir média de produtividade em torno de 51 sacas por hectare, índice maior do que a safra passada 2018/19 (48 sacas) e menor do que a retrasada 2017/18 (59 sacas).
Outra incógnita do momento é a relação de vendas da soja. Damalia destaca que as ofertas até existem, mas os preços ainda não são convidativos, propiciando apenas as trocas para travamento de custos.
A preocupação com o atraso do plantio da soja se estende também para a segunda safra de milho em 2020, uma vez que o plantio tardio da oleaginosa empurra o cereal para uma janela mais propensa à ação de veranico, falta de água e geadas.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Dourados/MS no vídeo.
0 comentário

Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios

StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton

Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar

Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana

Após vendas semanais do USDA, preços futuros da soja finalizam a sessão desta 5ª feira com ganhos na CBOT

Preços futuros da soja passam a trabalhar com ganhos nesta 5ª feira na CBOT