Com 65% da área de soja colhida, Cascavel/PR apresenta produtividade muito variada de 35 à 85 sacas
Podcast
Entrevista com Modesto Félix Daga - Diretor do Sindicato Rural de Cascavel sobre o Acompanhamento Safra de Soja e Milho
DownloadEntre os dias 28 de novembro e 26 de dezembro não foram registradas chuvas na cidade de Cascavel no Paraná. Esse período de estiagem, aliado a chuvas que, quando caíram, foram muito irregulares e mal distribuídas, a produtividade da soja no município está muito diversificada.
Até o momento, mais de 65% do total da área já foi colhida e as produtividades vão desde 35 sacas por hectare em propriedades que tiveram menos chuvas, até 85 sacas em localidades mais agraciadas com acumulados pluviométricos.
“Essas áreas tiveram uma variedade de produtividade muito grande. Esse ano foi um mosaico, nós temos áreas com produtividades extraordinárias dentro daquilo que se objetivava e temos áreas vizinhas, a poucos metros de distância, onde não houve chuva e a produtividade foi significativamente menor. De um modo geral, somando-se o que está sendo colhido, nós tivemos uma redução de aproximadamente 20% da expectativa inicial de produção que todo mundo esperava”, diz Modesto Félix Daga, diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR.
Em paralelo ao trabalho de colheita da soja, os produtores de Cascavel já encerram o plantio do milho safrinha no município e a expectativa é boa para grandes produtividades nesta segunda safra. “Como houve um encurtamento do ciclo da soja foi plantado o milho mais cedo e a tecnologia que se aplicou no milho safrinha foi muito pesada. Então, a probabilidade de nós termos um resultado positivo em termos de produtividade é muito grande, porque nós provavelmente estamos fora de geada no final do ciclo”, conta Daga.
Confira a entrevista completa no vídeo.
1 comentário

Soja do BR tem nova semana de demanda forte e prêmios mantendo curva positiva

Abiove reduz previsão de safra de soja do Brasil, mas eleva exportações em 2025

DATAGRO: importações chinesas de soja marcaram o menor volume desde 2012, influenciadas pelas crescentes tensões entre EUA e China

China segue atenta às oportunidades de compras de soja, enquanto Chicago busca definir direção

Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª, de olho no clima dos EUA e acompanhando ganhos do farelo

Safra 2024/2025 impulsiona movimentação de grãos nos entrepostos da Frísia
Douglas Gehrke Capitão Leônidas Marques - PR
85 sacas por hectare? Nem com o clima perfeito não se colhe isso aqui na região....
20% de quebra em Cascavel? Aqui na região de Ibaiti estamos tendo quebras maiores, mesmo tendo plantado mais tarde e tendo chovido mais. O "chute de quebra" está para brincadeira...