Aprosoja PR estima em 30% índice de perdas para essa safra de soja no estado
Podcast
Entrevista com Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR sobre o Acompanhamento de safra de soja
DownloadO estado do Paraná vem enfrentando intensas dificuldades nas lavouras de soja devido à falta de chuvas nos meses de novembro e dezembro. Sendo assim, as primeiras sojas plantadas e já colhidas apresentam deficiência no desenvolvimento dos grãos e as sojas de segunda geração estão com dificuldades para formar o grãos nas vagens.
“Algumas lavouras a partir de janeiro estão produzindo 40 sacas por alqueire (cerca de 16 sacas por hectare) e isso mostra a quantidade de perda que os produtores vão ter nesse ano devido ao veranico. O que preocupa é que as chuvas voltaram, mas não são de forma regulares. A gente vem trabalhando com um número de 30% de perda aqui no Paraná que é um número considerável se compararmos a produção do ano passado (cerca de 66 sacas por hectare) com as que vem sendo obtidas nesse ano”, diz Márcio Bonesi, presidente da Aprosoja PR.
Diante desse cenário o mercado da soja no estado do Paraná segue travado, com poucas negociações e valores ainda insatisfatórios para os produtores. “Ainda não refletiu no preço da soja. Essa guerra comercial entre China e Estados Unidos, a bolsa fica com indefinição e o dólar está um pouco em baixa. Então os preços estão travados, não refletindo essas perdas e não é um preço satisfatório para o produtor”, afirma Bonesi.
PRÓXIMAS SAFRAS
Essa dificuldade que deve existir para o produtor paranaense fechar a conta nessa safra 2018/19 pode levar impactos para o planejamento das próximas safras no estado. “Pra essa safra de milho o produtor já fechou os pacotes, mas para as próximas safras o produtor vai ter um ganho menor e menos recursos disponíveis para fazer investimentos”, contra Márcio Bonesi.
Confira a entrevista completa no vídeo.
0 comentário

Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, atento aos desdobramentos do tarifaço de Trump

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª

USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)

Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump

Atrasos em barcaças com soja no Paraguai afetam esmagadoras na Argentina

Soja dispara quase 2% em Chicago acompanhando ganhos fortes do óleo; no BR, poucas mudanças