Chuvas manchadas tiram produtividade no Oeste da Bahia; Temor de veranico preocupa o Matopiba
O diretor da ABAPA, Celito Eduardo Breda, conversou com o Notícias Agrícolas nesta segunda-feira (07) e destacou o desenvolvimento da safra de soja na região do Matopiba, em especial, no oeste da Bahia, onde a soja foi plantada em 15 dias em relação ao ano passado.
Boa parte das fazendas dessa região estão sem perfil da umidade, correndo o risco de perder o potencial. A última chuva de grande expressão foi no dia 8 de dezembro. Depois disso, algumas áreas receberam volumes e outras, não, deixando tudo muito manchado.
Entretanto, se as chuvas vierem logo, os problemas não devem ser expressivos. Se demorarem mais de 10 dias, o problema pode chegar a ser semelhante ao do Paraná, com áreas com menos de 40 sacas por hectare. A média histórica é de 53 sacas por hectare.
A área, por sua vez, deve ser próxima de 1 milhão e 580 hectares, devido ao aumento da área de algodão. O milho se manteve entre 140 a 150 mil hectares - pouco milho é plantado no oeste da Bahia.
O objetivo, segundo Breda, é ter uma boa correção de perfil de solo e "segurar as pontas". Embora a região ainda não tenha enfrentado o aparecimento da ferrugem asiática, as chances chegam a mais de 50%. Ainda há um temor por conta de um veranico, já que o plantio foi realizado mais cedo.
Aos produtores, ele recomenda que haja um maior esforço para a realização da rotação de culturas e que, embora as condições sejam adversas, ele recomenda também a não desanimar.
0 comentário

Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16)

Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago

Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago

Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul

Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)

Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo