Altitude e clima favorecem produção de sementes de soja em Itapeva (SP)
Silvio Malutta, proprietário da Sementes Fratelli, em Itapeva (SP), destaca que o mercado de sementes na cidade é importante, com três sementeiras e características que são favoráveis para a produção.
Estes produtores estão buscando fazer uma semente que se destaque no mercado, com novas tecnologias e bons parceiros, oferecendo a qualidade que o produtor precisa.
Em questão de mercado, os produtores estão mais cautelosos. Os preços do mercado internacional baixaram e, este ano, as vendas de sementes estão mais baixas.
A produção de sementes da Fratelli, neste ano, gerou 80 mil sacas de 40kg, que serão destinadas para Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
A Fratelli possui 30% de área irrigada. Malutta destaca que o controle de germinação e vigor é feito com um pré-laboratório e, depois, as análises são enviadas para um outro laboratório no Paraná. Eles trabalham com uma germinação acima de 85% e um vigor de 80%, acima do que o Ministério da Agricultura existe.
No ano passado, a empresa iniciou uma parceria com a Fertiláqua que, segundo o proprietário, trouxe bons resultados com a utilização dos produtos da empresa para o tratamento das lavouras.
A Fertiláqua leva laboratórios técnicos às empresas e só fornece o selo Sementes de Verdade quando todos os padrões de exigência são cumpridos. Para Malutta, "não existe, no Brasil, semente melhor, com esse controle".
0 comentário
Safra de soja do Brasil em 2024/25 estimada em 172,2 mi t, diz Agroconsult
Dólar batendo nos R$ 6,00 traz boas oportunidades de comercialização para soja no Brasil
Plantio da soja passa da metade no Maranhão com boa projeção de produtividade
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS