Entender a lógica da planta de soja é fundamental para alcançar os 5.000 kg/ha, diz Dirceu Gassen
Com o início da colheita da safra 2016/17, é momento de medir e entender os componentes de produção. Para isso, os agricultores devem entender a lógica da planta, de acordo com o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen.
O Brasil vive uma média de produtividade de 3000kg por hectare (50 sacas por hectare). Mas Gassen destaca que algumas áreas chegam até quase 5000kg por hectare (83 sacas por hectare). Logo, ajudar a planta a expressar seu potencial genético, com um melhor manejo, é fundamental para se preparar para a próxima safra e alcançar um alto rendimento.
"Para colher o que estamos colhendo, não precisa mudar nada. Mas, para colher mais, é preciso mudar algumas estratégias", destaca Gassen.
Alguns fatores, como uma distribuição de determinadas variedades da soja em semelhança com o milho e a consciência de que a colheita de grãos é consequência da colheita de energia solar transformada na folha, estão em xeque nessas estratégias. "Quando conhecemos mais, erramos menos", diz.
Uma soja de alto rendimento é uma soja que precisa de alimento e de cuidado diferenciado. Plantas daninhas devem ser manejadas e a estrutura do solo deve estar correta tanto para armazenar água quanto para que a planta possa extrair esses nutrientes. Um solo compactado, sem raiz da planta anterior e sem porosidade perde 50% da capacidade desses nutrientes serem extraídos.
Ele alerta que, em 10 anos, os custos aumentarão e o atual potencial produtivo não será mais suficiente para cobri-los. Por isso, aconselha os produtores a serem mais eficientes em produtividade e a buscar parceiros que os ajudem a entregar os resultados que precisam na lavoura.
0 comentário

China x EUA: O que os mercados querem saber de Genebra? Veja o que dizem os analistas

Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens

Soja desacelera ganhos em Chicago, mas focada em encontro entre representante de China e EUA neste sábado

Soja: Crédito restrito, juros altos e custos de produção mais altos vão limitar crescimento da área 25/26 no BR

Anec indica queda na exportação de soja do Brasil em maio

Soja sobe forte em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando derivados e grãos, se recuperando das últimas baixas