Para compensar possíveis falhas na germinação da semente, produtor tende a exagerar na população de plantas e gera desequilíbrio
O professor Paulo Dejalma Zimmer, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), defende que a soja não precisa fechar totalmente o solo. O correto seria que as linhas no solo ficassem espaçadas para permitir a entrada do Sol para, assim, garantir uma alta produtividade na colheita.
O solo é visto como um "insumo estratégico". Quando não recebe atenção adequada, pode ser que a planta vegete, mas tenha dificuldade de transferir esse crescimento para os grãos, penalizando a lavoura em produtividade.
Por isso, Zimmer chama a atenção para que os produtores rurais se desafiem diariamente e busquem, a cada dia, uma melhora na qualidade dos insumos para garantir maior rentabilidade.
Para desfrutar do solo como um insumo fundamental, também é preciso se atentar à qualidade e ao posicionamento das sementes. Historicamente, os produtores enfrentam problemas com a qualidade de sementes e acabam colocando várias sementes juntas na lavoura. No entanto, isso pode gerar um desajuste na área foliar.
Ele aponta que o milho já resolveu há muitos anos este problema devido ao preço das sementes. Logo, diz aos produtores que é necessário "copiar para a soja o que já foi feito para o milho".
Zimmer ainda destaca que os produtores rurais, a área comercial e a indústria de sementes precisam estar unidos para que a produção seja cada vez mais qualificada para os produtores rurais.
0 comentário

Preços da soja caem nos portos do Brasil refletindo queda forte em Chicago e do dólar nesta 5ª feira

Petróleo despenca mais de 7%, pressiona óleo de soja e leva grão na carona em Chicago nesta 5ª feira

Soja realiza lucros em Chicago nesta 4ª feira, atento aos desdobramentos do tarifaço de Trump

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª

USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)

Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump