Em Rolim de Moura (RO), clima irregular preocupa produtores rurais de soja
O plantio de soja na região de Rolim de Moura (RO) está atrasado devido ao clima irregular. A falta de chuva preocupa os agricultores e pode impactar no rendimento das lavouras que em algumas áreas já precisou ser realizado o replantio.
Nesta safra, a expectativa é de colher em média 50 a 55 sacas por hectare, pois apesar de atrasado, o plantio ainda se encontra dentro da janela ideal. "Como é uma região muito chuvosa no momento da colheita, os agricultores acabam retardando o plantio para ter uma certeza melhor no final", explica engenheiro agrônomo Jeferson Tauchert.
Ainda assim, a falta de chuva compromete o crescimento vegetativo das plantas e pode resultar em uma queda no rendimento das plantações. Em contrapartida, a baixa umidade é favorável a sanidade, pois dificulta o aparecimento, principalmente, das doenças fungicas como a ferrugem asiática.
"Eles (produtores) precisam ficar atentos ao ataque da lagarta, porque como chove menos, é mais propicio ao ataque da helicoverpa. Mas o controle está sendo feito tranquilamente", ressalta o engenheiro agrônomo.
Neste momento, os produtores seguem atentos ao desenvolvimento do clima para garantir um bom rendimento neste ano. Na região - por se tratar de pequenos e médio agricultores - as operações de comercialização só acontecem após a colheita.
0 comentário
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo