Informações do VII Congresso Brasileiro da soja em Florianópolis/SC
Desde segunda-feira (22) até a próxima quinta-feira (25), Florianópolis é sede do VII Congresso Brasileiro de Soja, evento de discussão da cadeia produtiva da leguminosa, e o Notícias Agrícolas acompanha de perto todas as novidades do setor.
O Congresso Brasileiro de Soja é realizado a cada três anos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E a cada seis anos - como acontece nesta edição -, o evento ocorre conjuntamente com o Mercosoja, que reúne países do Mercosul produtores do grão, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
"Durante toda a semana teremos 75 palestras, sendo 25 delas internacionais, além de conferências, reuniões da Câmara Setorial, do Comitê Estratégico da Soja, uma série de discussões e palestras muito pertinentes para a cadeia produtiva da soja", explica a jornalista Carla Mendes, que está em Florianópolis para realizar a cobertura do evento.
Durante toda a terça-feira, ocorrerem diversas palestras e conferência, e entre elas estão as perspectivas de mercado para o Mercosul, tendências de tecnologia, resistência a pesticidas e mudanças climáticas e estratégias para a agricultura.
Mercado Internacional
O clima aliás, tem sido o foco do mercado nos últimos dias, já que o excesso de chuvas no Meio-Oeste americano tem prejudicado os trabalhos de campo, tanto que no último boletim de acompanhamento de safras divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) o plantio da soja completou apenas 90% da área estimada até o domingo (21), contra uma média história de 95% neste período.
Com isso, na Bolsa de Chicago (CBOT), os futuros da soja iniciaram a sessão desta terça-feira (23) em campo positivo, com ligeiros ganhos. As principais posições da commodity exibiam altas entre 1,25 e 1,75 pontos, por volta das 7h57 (horário de Brasília). O vencimento novembro/15, referência para a safra americana, era cotado a US$ 9,60 por bushel.
0 comentário
![Bom momento dos prêmios no Brasil compensa parte das baixas fortes em Chicago nesta 4ª feira](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/ronaldo-site-gUiHp.jpg)
Bom momento dos prêmios no Brasil compensa parte das baixas fortes em Chicago nesta 4ª feira
![Pará ainda sofre com efeitos de taxação do agro; PR e MG colhem safra de soja com produtividade superando ano anterior](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/thumb-realidades-2025-especial-rs-1202-6MkAO.jpg)
Pará ainda sofre com efeitos de taxação do agro; PR e MG colhem safra de soja com produtividade superando ano anterior
![Estado do Pará não está disposto a revogar lei que taxa exportações do agronegócio](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/rds-01-site-fbsbg.jpg)
Estado do Pará não está disposto a revogar lei que taxa exportações do agronegócio
![Em Pato Branco/PR, produtividade da soja e do milho superam a da safra anterior, bem como os preços](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/realidades-3-site-0v8hD.jpg)
Em Pato Branco/PR, produtividade da soja e do milho superam a da safra anterior, bem como os preços
![Colheita da soja avança forte em Paracatu/MG, com média de produtividade em 75 scs/ha](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/realidades-entrevista-2-site-XrZ9N.jpg)
Colheita da soja avança forte em Paracatu/MG, com média de produtividade em 75 scs/ha
![Soja intensifica baixas em Chicago nesta 4ª, mas prêmios nos portos do BR alcança até 50 cents positivos](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/soja-porto-PZfw6.jpg)
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 4ª, mas prêmios nos portos do BR alcança até 50 cents positivos