Reforma da previdência abaixo de 500 bi não resolve, diz Mendonça de Barros
O economista José Roberto Mendonça de Barros, da MB Associados, conversou com o Notícias Agrícolas no 8º Fórum da Abisolo, onde ele proferiu uma palestra a respeito de alguns temas tangentes à economia e ao agronegócio.
Em sua palestra, Mendonça de Barros destacou que alguns desafios devem ser cumpridos. Para ele, o país está saindo lentamente de uma crise econômica grave. A lentidão teria a ver com as reformas em ritmo lento. Ele destaca que deve-se haver uma reforma na parte fiscal, começando pela reforma da previdência.
Além disso, o economista ainda destaca o desemprego alto, que afeta a fraqueza no consumo, bem como o grande número de empresas em situação financeira apertada. Assim, a projeção de crescimento é de apenas 1,5%.
Ele possui uma expectativa de que a Reforma da Previdência será aprovada, mas não do tamanho que o Governo deseja - apenas a metade. Isso, para ele, poderia ser suficiente se houver investimento de infraestrutura.
Para Mendonça de Barros, a aprovação pode apontar para um crescimento de 3%. Se aprovada, a reforma do Governo geraria uma economia de 1 trilhão e 200 bilhões em 10 anos. O que é possível deve gerar de 700 a 800 bilhões. Ruim, para ele, seria abaixo de 500 bilhões. Um meio termo é possível, segundo o economista.
0 comentário
Rússia lançou míssil balístico intercontinental durante ataque à Ucrânia, diz Kiev
Futuros do Nasdaq lideram perdas após previsão decepcionante da Nvidia
Ações da China e de Hong Kong ficam mistas enquanto mercado avalia tarifas dos EUA e estímulo
Ucrânia diz que Rússia espalhou um aviso falso de um ataque aéreo iminente
EUA fecham embaixada de Kiev devido a "potencial ataque aéreo significativo"
Câmara altera acordo entre Brasil e China para evitar dupla tributação e evasão fiscal