Com casos recentes de invasões do MST, produtor precisa saber sobre como se prevenir
Podcast
Produtor precisa conhecer medidas jurídicas a serem adotadas em caso de invasão ou ameaça de invasão de terras
Os advogados Albenir Querubini e Gabriel Barros explicaram como a lei e o direito constitucional à propriedade privada podem ser aplicadas na garantia do direito e, mais do que isso, permitir que o produtor se previna em caso se invasão ou ameaça à invasão de terras. De documentos em dia à laudos corretamente elaborados, entenda o que precisa ser feito para estar prevenido. Além de medidas preventivas, é necessário que o produtor rural saiba que as ações judiciais geralmente exigem ações urgentes para defesa ou retomada da posse.
"Dúvida frequente dos produtores rurais é saber quais as medidas jurídicas preventivas e contenciosas que podem ser adotadas em caso de invasão ou ameaça de invasão de terras (que tecnicamente são denominados de esbulho, turbação e ameaça possessória). Independente da medida jurídica a ser adotada, há necessidade prévia de arrecadação de documentos essenciais ao assessoramento jurídico", explica Querubini.
Algumas dicas podem representar ganho de tempo para a demonstração da função social da propriedade rural:
1. Manter atualizado o valor da terra nua atribuído pelo proprietário junto ao cadastro municipal onde a propriedade se encontra localizada;
2. Manter atualizado cadastros de animais junto à Inspetoria Veterinária;
3. Manter atualizada documentação referente ao registro da propriedade rural (CCIR, ITR e CAR);
4. Registro de ocorrência policial;
5. Ata notarial, com fotos, imagens e testemunhas, descrevendo a situação do imóvel invadido ou ameaçado de invasão.
6. Laudos agropecuários de produtividade atualizados das atividades desenvolvidas na propriedade, bem como das características e qualidade do solo, de benfeitorias e de maquinários;
7. Manter em dia as obrigações tributárias, trabalhistas e ambientais da propriedade.
Relembre, na participação de Albenir Querubini no Conversa de Cerca Podcast, a importância do Direito Agrário:
1 comentário

FPA pede reforço de R$ 1 bi em recursos para subvenção ao prêmio do seguro rural

FPA pede reforço de pelo menos R$ 1 bi em recursos para subvenção ao prêmio do seguro rural

Projeto anula decreto que desapropriou fazenda no Espírito Santo

Reciprocidade: bancada debate projeto para proteger produtos brasileiros

Alceu Moreira defende securitização: "Se o produtor não for reabilitado para o crédito, não terá próxima safra"

Agricultores colocam planos e investimentos em espera sob congelamento de gastos do USDA de Trump
Wagner Leão França
Muito instrutiva a mensagem
Contra invasões do MST só tem uma solução: UNIAO e com força; dos vizinhos, dos parceiros, dos amigos, dos parentes. Agir rápido para repelir a invasão. A lei assegura que o proprietário repila a invasão, usando os meios necessários para que os invasores sejam expulsos. Mas não é com lenga lenga, tem que ser rápido e com força.