Mesmo ampliando produtividade da safra passada, Minas Gerais espera margens mais apertadas para o milho
Mesmo ampliando produtividade da safra passada, Minas Gerais espera margens mais apertadas para o milho
A colheita da segunda safra de milho avança em Minas Gerais, com algumas regiões até mesmo já finalizando suas atividades e registrando aumento nas produtividades registradas na safra passada.
O Presidente da Aprosoja MG, Fábio Salles Meirelles Filho, destaca que as regiões que já encerraram a colheita tiveram média de 80 sc/ha e as que estão em reta final de trabalhos devem produzir 65 sc/ha. Sendo assim, a expectativa é superar em 40 ou 50% o registrado na safra 2022.
Porém, mesmo com o aumento de produtividade, as margens de lucratividade serão menores. A liderança explica que, além da drástica queda nos preços do cereal, muitos produtores ainda estão cumprindo contratos que ficaram para trás da temporada passada, que teve frustração de produtividade.
A recomendação da entidade é que os produtores acompanhem de perto as movimentações do mercado nacional e internacional, pois há expectativa de uma possível melhor nos patamares das cotações diante dos conflitos entre Rússia e Ucrânia no Leste Europeu.
Este cenário de incertezas e preços baixos também está impactando a próxima safra de soja 2023/24. Meirelles Filho aponta que o investimento na aquisição de insumos caiu 50% e o crescimento de área que vinha sendo registrado entre 1 e 3% deverá ser desacelerado.
Confira a íntegra da entrevista com o Presidente da Aprosoja MG no vídeo.
0 comentário
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo