Paraguai espera 6 milhões de toneladas de milho nessa safra e prevê dificuldades logísticas
Podcast
Paraguai espera 6 milhões de toneladas de milho nessa safra e prevê dificuldades logísticas
O Paraguai registrou recorde de área plantada nesta segunda safra de milho e, após boas condições climáticas ao longo do ciclo, espera uma alta produção, superando a marca de 6 milhões de toneladas nas colheitas que serão concentradas em julho e agosto.
Segundo o vice-presidente da APS (Associação de Produtores de Soja, Oleaginosas e Cereais do Paraguai), Karsten Friedrichsen, o país registrou acumulado de 800 mm de chuva de janeiro a junho, o que ajudou no desenvolvimento das lavouras, que estão cada vez mais a salvo de possíveis geadas.
Por outro lado, a alta produção deve resultar em problemas logísticos no país vizinho. A liderança explica que a soja sai por barcaças rio abaixo com destino à portos já preparados para o grão, já o milho tem saída principal para o Brasil via frete de caminhão e passando pela alfandega. Sendo assim, a expectativa é que haja demora na conclusão das entregas deste ciclo.
Olhando para o mercado, Friedrichsen destaca que uma parte deste volume será destinada a cumprir contratos que ficaram em aberto do ano passado, após as perdas por geadas, outra parcela já foi negociada há um ou dois meses e o restante deverá ser vendido ao longo da colheita, com os produtores querendo vender rápido para se recuperar após uma das piores safra de soja da história do país.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da APS no vídeo.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho