Jataí/GO começa a colher milho e deve perder produtividade por enfezamentos e seca de abril
Podcast
Jataí/GO começa a colher milho e deve perder produtividade por enfezamentos e seca de abril
A segunda safra de milho foi plantada dentro da janela ideal em Jataí em Goiás e permitiu a criação de grandes expectativas para o potencial produtivo das lavouras, que se desenvolviam bem até o final do mês de março. Porém, houve um corte das precipitações em abril que mudou o cenário.
Segundo a produtora rural Lia Katzer, algumas localidades ficaram com até 35 dias sem precipitações e isso prejudicou o desenvolvimento das plantas, que também sofreram com uma alta infestação de cigarrinhas e o aparecimento de enfezamentos em campo, especialmente nas áreas plantadas primeiro.
Esses talhões semeados ainda em janeiro já começaram a ser colhidos e variedades de alto potencial produtivo, onde eram esperadas mais de 160 sacas por hectare, estão performando entre 70 e 90 sc/ha, em função dos efeitos das cigarrinhas e enfezamentos.
Já o restante das áreas, que serão colhidas a partir do final de junho, o que afetou a projeção foi a seca. Katzer relata que nos talhões de sua propriedade que tinham potencial para produzir mais, a estimativa já caiu para 100 sc/ha.
Do lado do mercado, os produtores da região haviam travado poucos volumes e com apenas 30% da safra negociada e preços do cereal melhores atualmente do que os do momento das vendas passadas, a expectativa é obter boas rentabilidades na hora de vender.
Enquanto colhem, os agricultores também avançam com as preparações das próximas temporadas. Muitos insumos já estão comprados e chegando às propriedades para a safra de soja 2022/23 e a busca por híbridos mais resistentes à cigarrinha também já começou para a safrinha de 2023.
Confira a entrevista completa com a produtora rural de Jataí/GO no vídeo.
0 comentário
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho