Marechal Cândido Rondon/PR esperava boa safra de milho, mas enfezamentos devem tirar 25% do potencial
Podcast
Marechal Cândido Rondon/PR esperava boa safra de milho, mas enfezamentos devem tirar 25% do potencial
O plantio da segunda safra de milho foi realizado dentro da janela ideal em Marechal Cândido Rondon no Paraná e as condições climáticas têm sido as ideias para o desenvolvimento das lavouras, sustentando projeções positivas para esta safrinha.
Porém, o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon, Edio Luiz Chapla, destaca que a pressão de cigarrinhas foi muito grande neste ano e, conforme mais lavouras vão avançando para as fases de maturação, mais sintomas de enfezamento vão aparecendo e diminuindo o potencial produtivo.
A liderança aponta que, algumas áreas pontuais começaram a ser colhidas nesta semana e tiveram produtividades muito baixas devido ao enfezamento, enquanto 80% da área está em fase de maturação. Até o momento, a projeção da entidade é para uma redução de 25% na produtividade esperada inicialmente.
Em meio à essa incerteza de produtividade, os produtores do município estão optando por não travarem negociações e estão segurando suas vendas para o pós-colheita, conforme relata o presidente.
Já de olho na sequência das atividades, Chapla comenta que os produtores estão finalizando suas compras de sementes e insumos para a safra de soja 2022/23 com custo de produção cerca de 30% maior do que o da temporada passada.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.
0 comentário
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo