Liderança aponta que Piauí apostou em aumento de área de milho safrinha, mas clima prejudicou a média produtiva
Podcast
Entrevista com Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí sobre a Safra de Milho
As chuvas que caíram no Estado do Piauí em outubro do ano passado adiantaram a safra de soja e, por consequência, a segunda safra de milho. De acordo com o presidente da Aprosoja do Estado, Alzir Pimentel Aguiar Neto, esse adiantamento fez com que os produtores se animassem em ampliar a área do milho em cerca de 34%, o que equivale a 130 mil hectares em comparação a 2021.
Ele pontua que a segunda safra plantada com o milho ainda é algo incipiente no Piauí e que, mesmo com o aumento da área, a média produtiva deve ser um pouco mais baixa do que o de costume devido a falta de chuvas no período de enchimento de grãos, especialmente no final de fevereiro/começo de março.
"Em anos bons, em que tudo correu dentro da normalidade na segunda safra, já vimos colheita de 150 sacas por hectare. Ainda é um pouco cedo para se falar em médias de produtividade para entre ano, mas a variação deve ficar em torno de 80 a 90 sacas por hectare, pensando preliminarmente. Só com o início da colheita poderemos ter uma visão mais global", disse.
Aguiar Neto explica que melhores índices de produtividade só devem ocorrer se houver chuvas mais volumosas e bem distribuídas agora no mês de maio.
0 comentário

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho

Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago

Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago

Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab