Assosoja estima perda de 10 milhões de toneladas no milho do Paraná e queda de qualidade nos grãos restantes
Podcast
AssoSoja estima perda de 10 milhões de toneladas no milho do Paraná e queda de qualidade nos grãos restantes
Atraso no plantio que jogou 80% das lavouras para março, 72 dias sem chuvas ao longo do desenvolvimento das plantas e três geadas consecutivas em julho. Foi isso o que a segunda safra de milho teve que enfrentar em 2021 no Paraná. Agora, o resultado não poderia ser outro, grande queda na produção estadual.
Segundo o presidente da AssoSoja (que reúne produtores do Norte do Paraná), Rodrigo Tramontina, a expectativa inicial era de colher entre 13 e 14 milhões de toneladas de milho no Paraná, mas as perdas já chegam à 10 milhões. Na propriedade dele, por exemplo, as áreas já colhidas estão com rendimentos apenas 22% daqueles registrados em safras anteriores.
Diante deste cenário, o prejuízo estimado para o estado já passa dos R$ 13 bilhões e nem mesmo os preços da saca 130% maiores do que os do ano passado vão ajudar os produtores, uma vez que não haverá muitos volumes para comercializar.
A recomendação da liderança é para o acionamento do seguro e a não realização de atividades de colheita antes da vistoria dos peritos nas lavouras. Tramontina destaca também que os produtores vão precisar buscar as contratantes com quem já tinham vendas fechadas para renegociar e pagar as multas, que costumam ser a diferença entre o preço pago no contrato e o preço praticado atualmente.
Outra questão que preocupa é que, do total que será colhido, muitos grãos estão avariados após a entrada de patógenos com decorrência das geadas, e essa situação não é coberta pelos seguros agrícolas.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da AssoSoja no vídeo.
1 comentário

Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab

Inpasa anuncia que vai dobrar capacidade de unidade de etanol de milho no Maranhão

CNA debate inovação sustentável na cadeia do milho

Milho: Mercado futuro opera em campo misto nesta 5ª feira em Chicago

Radar Investimentos: colheita da segunda safra prevista para ganhar ritmo só a partir da segunda quinzena de junho

Milho acompanha clima nos EUA e altas na soja para fechar no campo misto em Chicago
Everton Luís Silka Curitiba
Essa estação meteorológica que o Rodrigo Tramontina cita, por volta de 5:10, é fantástica!