Cerca de 30% das lavouras de milho em Doutor Camargo (PR) sequer serão colhidas, aponta produtor
Podcast
Entrevista com Ildefonso Ausec - Produtor Rural sobre a Safra de Milho
No município de Doutor Camargo, no Paraná, as lavouras de milho safrinha foram extremamente castigadas pela estiagem e por dois episódios de geada, segundo o produtor rural Ildefonso Ausec.
Ele pontua que cerca de 40% da área plantada renderão milho fora do padrão, e cerca de 30% sequer serão colhidos devido ao estrago. "Esse milho que nem vai ser colhido ficou com os grãos chochos, parecendo um isopor", disse. (Confira imagens feitas pelo produtor no final do texto)
Ausec afirma que apenas um pequeno percentual, em torno de 10% das lavouras, terão uma produtividade razoável, cerca de 70 a 80 sacas por hectare, quando o normal seria cerca de 100. Colocando tudo na ponta do lápis, a média de produtividade no Município deve ficar entre 20 a 30 sacas por hectare, segundo o produtor.
Os campos foram semeados com mais de 30 dias de atraso, e o desenvolvimento das plantas também demorou, segundo Ausec, pela estiagem, estendendo este atraso para 40 dias. "Agora temos um ou outro produtor já tentando iniciar a colheita, mas por enquanto os grãos que foram semeados mais cedo estão com muita umidade, e a haste da planta fragilizada, fazendo com que o produtor tenha que correr para colher antes que o milho deite", disse.
0 comentário
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo
Controle de daninhas e pragas na cultura da soja ajudam na produtividade também do milho
Olhando para boa safra de verão, milho fecha 3ªfeira recuando na B3