Estiagem e geada podem reduzir de 100 sacas/ha para 29 sacas/ha do milho safrinha em Sertanópolis/PR
Podcast
Entrevista com Marilson Dorigon - Produtor Rural na Região de Sertanópolis/PR sobre a Safra de Milho
DownloadA média de produtividade do milho safrinha em Sertanópolis (Paraná) pode cair até para 29 sacas por hectare, de uma expectativa que antes era de 100 sacas por hectare, segundo o produtor rural Marilson Dorigon.
Ele explica que antes da geada que atingiu algumas áreas, a estimativa média era de 66 sacas por hectare, contabilizando as perdas pela estiagem de 54 dias que impactou a área.
"Tem locais em que a geada não pegou e que ainda vai ter essa média de 66 sacas por hectare, mas em outros locais onde o frio foi severo, nem compensa colher, ou o produtor só vai entrar com a máquina por causa do seguro", disse.
O plantio da safrinha, atrasado em cerca de 20 a 30 dias devido ao atraso da soja, atrasará também a colheita, que deve ganhar ritmo em agosto. Entretanto, alguns produtores que foram mais atingidos pela geada devem colher antes o milho com mais umidade porque a planta está quebrando, segundo Dorigon.
Em relação às negociações, ele explica que o produtor paranaense não costuma comprometer muito do que foi plantado em contratos feitos antecipadamente, mas que alguns realizam, sim, trocas por insumos, por exemplo.
"Inclusive, tem produtor que faz o seguro com a própria empresa com a qual fez a troca, e esses estão mais garantidos. Quem fez o seguro está melhor, mas tem gente que mesmo com o seguro não vai receber, porque a estiagem que afetou a germinação do milho não garantiu o nascimento de 80% das plantas", explica.
0 comentário

Milho tem nova sessão de baixas na B3 e em Chicago com pressão da colheita da safrinha

Radar Investimentos: colheita da segunda safra apenas começando e a previsão de clima frio nos próximos dias

Com físico e futuro desalinhados, mercado do milho na B3 tem novo dia de baixas intensas nesta 4ª

Radar Investimentos: plantio do milho nos EUA está praticamente concluído

Milho: Em 3ª feira de intensa volatilidade, preços retomam fôlego e fecham com mais de 1% de alta na B3

Milho passa a operar em campo misto na B3, enquanto Chicago segue recuando nesta 3ª feira