Primavera do Leste/MT espera perda de 30% da safra milho e dificuldades para cumprir contratos
Podcast
Primavera do Leste/MT espera perda de 30% da safra milho e dificuldades para cumprir contratos
Download“A gente sempre trata de milho segunda safra, mas nesse ano vai ser milho safrinha”. É assim que o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste no Mato Grosso, Marcos Roberto Bravin, começa a descrever a situação das lavouras neste ano de 2021.
O plantio já foi mais tardio após os atrasos vindos da soja, deixando 45% das áreas fora da janela ideal de cultivo, e a chuva cortou muito cedo, antes mesmos do pendoamento das plantas, que já não tinham crescido satisfatoriamente.
Com isso, a liderança já estima perdas de 30% na produtividade dos 10 municípios que compõem a região e que deve colher por volta de 75 sacas por hectare diante de uma média histórica entre 110 e 115 sacas.
Na visão do presidente, o grande perigo desta safra será mesmo o alto volume de contratos fechados antecipadamente, cerca de 76% do total de produção esperado em média no estado. Assim, a colheita será menor do que o que já foi comercializado e os produtores vão precisar buscar as empresas contratantes para renegociar os contratos um por um.
Esse cenário eleva ainda mais a importância de um bom plantio da próxima safra de soja 2021/22. Para isso, as atividades de manejo e preparação de solo vão precisar ser realizadas dia e noite, já que a colheita do milho deve acabar apenas em 15 de agosto.
Bravin alerta ainda que aqueles produtores que não adquiriram todos os seus insumos para a safra de soja precisam se atentar para isso, uma vez que os custos de produção estão subindo semana após semana e a compra antecipada pode evitar possíveis dificuldades com a entrega dos produtos mais à frente.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste/MT.
0 comentário

Milho testa mínimas de 10 dias em Chicago e fecha quarta-feira recuando 1% diante do plantio nos EUA

Avanço rápido do plantio nos EUA segue trazendo pressão para o milho em Chicago

Cotações do milho abrem a quarta-feira recuando em Chicago diante de valorização do dólar nos EUA

Radar Investimentos: mercado de milho segue pressionado na B3

Milho recua até 1,4% em Chicago nesta terça-feira diante de rápido avanço do plantio nos EUA

Futuros do milho em Chicago seguem sob pressão do USDA nesta terça-feira