Guaíra/PR já perdeu 30% do potencial do milho e segue sob alto risco de geadas
A estiagem afetou diretamente o desenvolvimento das lavouras da segunda safra de milho desde a época de plantio em Guaíra no Paraná. Foram poucos milímetros de precipitação acumulados no período e as perdas já aparecerem nos campos.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR, Silvanir Rosset, o potencial produtivo da safra já foi reduzido em cerca de 30% até este momento, mas pode ficar ainda menor até o início da colheita, que deve ocorrer no final de junho.
Isso porque, as lavouras do município seguem muito suscetíveis aos impactos climáticos e a ocorrência de geadas nos próximos 20 dias pode elevar o tamanho das perdas para até 80% do que seria uma produção normal.
Diante de tanta incerta, os produtores optaram por sair do mercado e manter apenas os volumes negociados antecipadamente como comercializados. Novas vendas devem avançar apenas após a colheita, quando o tamanho da produção estará mais certo.
Enquanto isso, o planejamento para a próxima safra de verão 2021/22 já está avançado. Rosset destaca que a opção foi por antecipar a compra de insumos e diminuir o impacto do aumento nos custos de produção.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR no vídeo.
0 comentário

Milho recua até 1,4% em Chicago nesta terça-feira diante de rápido avanço do plantio nos EUA

Futuros do milho em Chicago seguem sob pressão do USDA nesta terça-feira

Produtor do Mato Grosso vai precisar de 107,62 sc/ha de milho somente para cobrir o Custo Operacional Efetivo da safra 25/26

Cotação do milho recua em Chicago nesta 3ªfeira com mercado olhando avanço do plantio nos EUA

Antracnose do milho pode ter origem mesoamericana e se espalhou com ajuda humana

Radar Investimentos: USDA eleva em 2,54 milhões de toneladas a projeção para as exportações de milho