Sorriso/MT comemora chuva de domingo para o milho, mas lavouras ainda precisam de mais água
Podcast
Entrevista com Silvano Felipetto - Pres. Sind. Rural Sorriso/MT sobre as Realidades da Safra - Milho
DownloadApenas 60% das lavouras de milho safrinha foram plantadas dentro da melhor janela de cultivo, deixando os outros 40% para o mês de maio. Depois deste atrasado, foi a estiagem quem prejudicou o desenvolvimento das plantas.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, muitas regiões do município estavam à 30 dias sem chuvas até a que foi registrada no último domingo (25), mas ainda assim, não foi uma precipitação geral e algumas localidades seguem secas.
Para estas lavouras semeadas dentro da janela, o período mais crítico de necessidade de água é agora, com as plantas em pendoamento, já para as demais, está fase será no começo do mês de maio.
Outro problema que afreta está segunda safra é a presença de pragas como o percevejo barriga verde, que já demanda mais de 5 aplicações de fungicidas para controle, e a cigarrinha que está registrando aumento de pressão na região.
Soja
Após ter o plantio atrasado em mais de 20 dias, o que resultou em uma cumulo de semeadura no mesmo período, a safra verão 20/21 em Sorriso enfrentou excesso de chuvas no momento da colheita, o que atrasou ainda mais os trabalhos.
Além do atraso, essas intempéries resultaram em perdas de produtividade entre 15 e 20% na safra do municio, que também sofreu com reflexo de doenças nas plantas.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo.
0 comentário
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
Milho caminha de lado em Chicago nesta 4ª com pressão do trigo, mas suporte do petróleo