Milho tem cenário de preços altos para 2021 com demanda internacional aquecida e real depreciado, diz Rabobank
Podcast
Milho tem cenário de preços altos para 2021 com demanda internacional aquecida e real depreciado, diz Rabobank
DownloadO preço do milho no Brasil vai seguir alto nessa reta final de 2020 e durante o próximo ano, pelo menos até o segundo semestre, conforme analista o Rabobank. A demanda aquecida, bons índices de exportação e o câmbio desvalorizando o real ante ao dólar são os principais pontos para dar essa sustentação.
Segundo o analista de grãos do Rabobank, Victor Ikeda, somente um câmbio mais baixo seria capaz de modificar este cenário, mas que, no momento, nada sinaliza esta tendência. Inclusive, o real valendo menos do que o dólar deve ser fundamental para a manutenção da competitividade do cereal brasileiro no mercado internacional.
Pensando nas exportações, Ikeda acredita que o país encerre este atual ciclo com um volume entre 32 e 33 milhões de toneladas, impulsionado pelo aumento dos embarques nesta reta final de ano. Já para 2021, a projeção do Rabobank é de algo entre 36 e 37 milhões de toneladas, com destaque para o segundo semestre.
Do lado da oferta, o analista relata uma produção total do Brasil, somando todas as safras, de 107 milhões de toneladas para o ciclo 2020/21, mas este número ainda pode ser alterado de acordo com as condições climáticas e os reflexos do atraso do plantio da soja na janela ideal da safrinha, que representa maior volume.
Outro player importante para o produtor ficar atento é a China. Ikeda explica que o país asiático costumava importar 3,8 milhões de toneladas de milho por ano, mas deve absorver 24 milhões em 20/21. Este movimento beneficia, principalmente, os Estados Unidos que estão exportando mais em uma safra que vai se consolidando menor do que o esperado inicialmente.
Assim, o Rabobank projeta o valor do bushel na Bolsa de Chicago (CBOT) entre US$ 4,30 e US$ 4,50 para o ano que vem, patamar acima dos atuais preços de cotações.
Confira a íntegra da entrevista com o analista de grãos do Rabobank no vídeo.
0 comentário

Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt

Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton

Milho de Chicago ainda busca sequência de 50 anos com preços estagnados

Milho: Mercado futuro finaliza a sessão desta 5ª feira em campo misto na CBOT

Milho: mercado futuro milho avança na sessão desta 5ª feira em Chicago

Novas vendas de exportação dos EUA ajudam e milho fecha quarta-feira com altas em Chicago