Segunda safra de milho no MS teve redução de 12% na área cultiva e deve colher 32% menos do em 2019
Podcast
Segunda safra de milho no MS teve redução de 12% na área cultiva e deve colher 32% menos do em 2019
DownloadA colheita da segunda safra de milho já começou em algumas partes do Mato Grosso do Sul e deve ganhar força na segunda quinzena de junho. Após alguns problemas climáticos e estiagem, principalmente na virada de abril e maio, o estado deve ter uma importante redução na produtividade do cereal.
Segundo o gerente técnico do sistema Famasul, José Pádua, a produtividade esperada para esta safra é de 70 sacas por hectare, contra 90 sacas da safra passada. Apesar da queda, o número fica dentro das médias históricas do estado, sendo que o resultado de 2019 é que foi o ponto fora da curva.
O estado registrou também redução de 12% na área cultivada neste ano, como reflexo do atraso no plantio da soja que reduziu a melhor janela de cultivo para o cereal. Com isso, a expectativa é que o Mato Grosso colha 8,208 milhões de toneladas neste ano, contra as 12,157 de 2019, redução de 32,48%.
Apesar dessas reduções, Pádua acredita que os produtores sul-mato-grossense ainda deve ter um ano positivo para o milho, auxiliados pelos altos preços de mercado. As cotações da saca neste momento são R$ 20,00 maiores do que o registrado no mesmo período de 2019, o que estimulou a venda de 40% da produção (no passado eram 30% a esta altura).
Confira a íntegra da entrevista com o gerente técnico do sistema Famasul no vídeo.
0 comentário
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago