Seca e geadas devem prejudicar produtividades do milho, trigo e aveia em Apucarana/PR
Podcast
Entrevista com Claudomiro Rodrigues - Pres. do Sind. Rural de Apucarana (PR) sobre o Acompanhamento de Safra do Milho
DownloadOs produtores de Apucarana no Paraná estão sofrendo com as dificuldades climáticas para o desenvolvimento das safras. A seca dos últimos dias e as duas fortes geadas que atingiram a região devem trazer prejuízos para o milho safrinha, trigo e aveia.
Segundo Claudomiro Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Apucarana/PR, a colheita do milho safrinha já está praticamente encerrada e as perdas chegam em até 30% com relação ao ano passado, atingindo uma produtividade média de 220 sacas por alqueire (cerca de 80 sacas por hectare).
As culturas de inverno como trigo e aveia também devem apresentar quebra na produção, mas um panorama mais preciso será possível apenas com o avançar das colheitas, que deve começar no próximo dia 20 de agosto e se estender até setembro.
Essas perdas na produção, aliadas aos altos custos de produção devem dificultar o lucro dos produtores para estas culturas e aumentar a expectativa por um bom rendimento na próxima safra de soja 2019/20.
De acordo com Rodrigues, a semeadura da soja deve começar entre o dia 20 e 25 de setembro e os agricultores do município esperam condições climáticas favoráveis para garantir boas produtividades. No momento, as preocupações estão no mercado e nos baixos preços de venda, o que atua para segurar as negociações antecipadas em níveis menores do que os últimos anos.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Apucarana/PR no vídeo.
1 comentário
Preços do milho para 2025 são os melhores em 2 anos para vendas antecipadas
Chegada das chuvas aumenta a incidência da cigarrinha-da-pastagem
Demanda forte mantém milho com altas em Chicago nesta sexta-feira
USDA informa nova venda de milho à Colômbia nesta 6ª (20)
Futuros do milho abrem a 6ªfeira com altas em Chicago ainda sustentadas por boa demanda de grãos dos EUA
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil apresenta um cenário misto
Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR
TRIGO: Lucro, que lucro? A seca zerou o pequeno (quase invisível) lucro das culturas de inverno inverno. Tanto o trigo como a aveia estão morrendo, os perfilhos já eram e grana será meia boca. Noticias vindas de Mauá, apontam o rendimento de 4 toneladas de aveia por alqueire, ou seja, não cobre os custos. O trigo mais velho pegou a geada, os mais novos a seca... Não dá para chamar de lucro o que vai nos sobrar, mas sim de prejuízos, contas que certamente arrastaremos para o soja 2019/2020.