Lagarta do cartucho migra do milho e ataca soja e algodão no centro-oeste
A lagarta-do-cartucho, Spodoptera Frugiperda é a principal praga da cultura do milho no Brasil. O inseto é capaz de ataca a planta desde sua emergência até a formação de espigas, e até então se concentrava apenas ao milho e pastagens.
No entanto, "nos últimos anos ela vem aumentando o nível populacional, passando a causar danos econômicos", explica a fitopatologista, Dra. Roseli Giachinni.
No Mato Grosso, por exemplo, a dificuldade no controle tem proporcionado a migração da praga também para soja e algodão, aumentando seu potencial de dano.
Segundo Giachinni, a variedade de lagarta é capaz de consumir o dobro de folhas da Helicoverpa - que é tradicional nas lavouras de soja - além de atacar o grão.
"Se tivemos um alto nível populacional na palhada, por exemplo, e depois plantar soja o inseto passa ter o habito de outras lagartas do complexo soja", alerta a fitopatologista.
Giachinni explica ainda que as alterações climáticas dos últimos anos podem tem causado alterações biológicas que propiciaram a migração das Spodoptera também em outras culturas do sistema.
A Embrapa considera o Manejo Integrado de Pragas (MIP) a melhor opção para o controle da lagarta com resultados favoráveis em termos econômicos, ecológicos e sociológicos.
Uma das bases do MIP é o monitoramento de insetos que ocorrem na cultura, definindo o que é praga primária e secundária.
Amostragem neste processo é fundamental para levantar o nível populacional da lagarta, sendo capaz observar se é necessário o controle químico do inseto.
Conforme explica a fitopatologista nem sempre a presença da praga indica a necessidade de controle, "é preciso identificar se o índice populacional de adultos é capaz de causar dados".
O controle com produtos seletivos também é fundamental para a manutenção de parasitoides que ajudam a manter a praga abaixo do nível de dano.
"Hoje na maioria das tecnologias existentes para o milho a praga já adquiriu resistência", lembra Giachinni.
1 comentário

Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt

Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton

Milho de Chicago ainda busca sequência de 50 anos com preços estagnados

Milho: Mercado futuro finaliza a sessão desta 5ª feira em campo misto na CBOT

Milho: mercado futuro milho avança na sessão desta 5ª feira em Chicago

Novas vendas de exportação dos EUA ajudam e milho fecha quarta-feira com altas em Chicago
Valdir Edemar Fries Itambé - PR
É João Batista Olivi, é o que já vimos registrando aqui no site NOTICIAS AGRÍCOLAS em artigos publicados, hoje o resultado esta aí, temos tecnologias e tecnologias, umas que proporcionam benefícios e outras que acabam por provocar a chamada PONTE VERDE que levam ao aumento populacional de determinadas pragas como é o caso da lagarta do cartucho... O alerta foi feito.... Quem são os responsáveis pela disseminação das pragas e pelas invasoras de milho VTPRO2 em meio a lavoura de soja? ... acesse http://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-geral/164317-quem-sao-os-responsaveis-pela-disseminacao-das-pragas-e-pelas-invasoras-de-milho-vtpro2-em-meio-a-lavoura.html#.V3-uZ_krLcs
Sr. Valdir, esse fato demonstra, mais uma vez, que o controle do agente é um erro, deve-se controlar o ambiente. No caso o agente seria o parasita Spodoptera, mas desde que o mundo é mundo, o principio fundamental da vida é a preservação da espécie. Àqueles espécimes resistentes aos químicos ou a tecnologia Bt serão "selecionados" para reproduzirem-se. No caso o ambiente "pontas verdes" é propicio para novas gerações do agente. Quanto a uma forma de controle que usei com sucesso e, posso falar. O uso do controle biológico com o parasitoide Trichogramma. Se houver interesse acesse o site ... http://bugagentesbiologicos.com.br/site/
Ah! Esqueci de citar: Além do parasitismo dos ovos da Spodoptera, ele parasita ovos da lagarta do soja, lagarta das axilas, lagarta armígera e, muitas outras.
He! He! (risos). Esse vídeo é a "cereja do bolo"!!!... https://www.facebook.com/agfapesp/videos/1166375300061569/