Marcos Becker, S.Desiderio/BA, planta soja em 60 linhas sobre camada de palha que perdurou o ano todo
O destaque da edição desta segunda-feira do Tempo&Dinheiro foi o depoimento do produtor rural Marcos Becker, de S. Desidério, no Oeste da Bahia, que há dias já vem plantando a safra 20/21 nos 3.650 hectares da Fazenda Catarinense, isso numa região em que poucos se arriscam a fazer a semeadura. A proeza (e não teimosia, pois Becker não planta no pó), está sendo conseguida graças à uma prática sustentável: cobertura de palha em 100% da área e, com isso, garantindo umidade suficiente para o arranque da soja.
-- "Nesse ano finalmente conseguimos a palhada suficiente para manter o solo todo coberto", orgulha-se Marcos Becker. Ele usou tres variedades de braquiaria, com enfase na ruziziensis, e com sobre-semeadura garantindo a proteção.
-- "Vamos colher com boa produtividade, provavelmente como no ano passado, quando conseguimos media acima de 80 sacas em toda a área da Catarinense".
Marcos mostra outra inovação em sua fazenda, a sobreposição de duas plantadeiras, conseguindo assim 60 linhas de plantio, numa envergadura acima de 36 metros. "Assim a gente não precisa correr, e podemos fazer tudo no capricho".
Outro fator que o diferencia é ter informações sobre a meteorologia, que, junto com a palhada bem conduzida, permite que ele planeje com tranquilidade sua safra. Para tanto Marcos Becker diz que ele se sente um produtor bem informado, pois acompanha diariamente o Tempo&Dinheiro, principalmente as informações confiáveis da seção de meteorologia do Notícias Agrícolas.
0 comentário
Fendt marca presença no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão e Digital e reforça compromisso com a inovação no campo
hsm+ atrai grande público no primeiro dia de evento com destaque para as novas tendências no mundo dos negócios
Massey Ferguson celebra os 100 anos da soja no Brasil com ação cultural na Fenasoja 2024
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq
StartSe Agro, divisão agrícola da StartSe, oferece cursos e imersões voltados a líderes, gestores e empresas do setor