Boa plantabilidade significa ter máquinas bem ajustadas, ensina o doutor em mecanização Paulo Arbex
Só o simples fato de o produtor manter suas máquinas (plantadeiras e colhedeiras) devidamente ajustadas, lubrificadas, calibradas -- e, até mesmo, limpinhas -- pode significar um ganho de até 8 sacas por hectare, em média, durante toda a safra, ensina o professor Paulo Arbex, doutor em Mecanização Agrícola da Unesp de Botucatu.
Em entrevista ao repórter Frederico Olivi, do Marcas e Máquinas, o prof. Paulo Arbex mostrou os dados de pesquisas realizadas por sua equipe da Universidade. Elas apontam as vantagens de o produtor ter uma boa plantabilidade em sua lavoura, levando-se em consideração a velocidade da plantadeira no momento da operação, manutenção e regulagens adequadas, além da escolha correta da semente diante da fertilidade do solo.
-- "Muito agricultores não acreditam no trabalho acadêmico, mas nosso grupo GPD aqui da Unesp fez um trabalho muito forte de extensão nas propriedades que acompanhamos, e podemos garantir produtividades acima de 5 sacas/h de soja por exemplo de uma safra pra outra com simples mudanças de manejo", diz o professor Arbex.
É nesse momento que entram os detalhes. Às vezes tem certos ajustes que podem parecer não ter muita importância, mas, no conjunto, mostram as diferenças. Por exemplo, os quesitos capricho e limpeza. "Uma caixa de adubo com resto de outras aplicações estragam o conjunto e impedem a perfeição. E, como sabemos, o diabo mora nos detalhes...", exemplifica ele.
Outro exemplo utilizado pelo professor Paulo Arbex é o aumento da colheita de grãos da safra brasileira 2019 2020 que este ano vai ultrapassar os 250 milhões de toneladas. Em sua opinião, cerca de 70 por cento desse resultado vem de um plantio bem feito, com máquinas cada vez mais adequadas às condições de solo para as diversas regiões de produção do País.
-- "Plantar bem é meio caminho andado... eu sempre falo que é como numa corrida de moto, no início sai todo mundo junto, mas só os mais preparados conseguem chegar ao final com qualidade"., ensina o doutor Arbex.
(Veja a íntegra na entrevista acima).
1 comentário

Fendt apresenta suas inovações na Agrishow 2025

Faturamento do setor de máquinas avança 15% no 1º tri, diz Abimaq

Indústria de Máquinas e Equipamentos registrou desaceleração no mês de março de 2025

Uso de Inteligência Artificial em máquinas agrícolas ainda possui desafios para superar, mas caminha para ser a próxima revolução digital das lavouras

CaseIH lança 10 máquinas agrícolas e 6 tecnologias digitais e tem a ambição de ter 100% da frota conectada de fábrica

Tarifas colocam fabricantes de máquinas agrícolas dos EUA e Canadá em crise
Arci Mendes Pompéia - SP
Quando o produtor entender que 80% da produtividade vem do plantio, vai constatar que a "plantabilidade" é como uma cirurgia, onde equipamentos, instrumentos e equipe, tudo deve estar bem ajustados, "esterilizados" e "in place"! Não é uma questão de manejo, mas de entendimento da importância de colocar a semente no lugar e no momento certo!
Há controvérsias. De que adianta uma plantabilidade adequada em um solo mal corrigido, com baixo PH e deficiências..., nem digo de macronutrientes, esses são fundamentais, enxofre, particularmente para o norte do Paraná ou terras roxas, boro no manejo, mostra-se fundamental.... Melhor investir pesadamente no que em agronomia se chama barril de leipzig, estruturar o soja... aí você joga a semente de qualquer jeito e depois compara com um plantio com uma maquina de 300 mil em solos desajustados.