Marcas e Máquinas mostra, ao vivo, uma manutenção on line de máquinas operadas à distancia pela John Deere
Podcast
Entrevista com Cristiano Correia - Diretor de Marketing Jonh Deere América Latina sobre o Marcas e Máquinas
DownloadPara quem imagina que a revolução digital na agricultura ainda é coisa do futuro, saiba que o manejo à distância, com atividades conectadas em centros de operações, já está em funcionamento em mais de 150 milhões de hectares de lavouras espalhadas por diversos países do mundo.
No caso da John Deere a empresa mantem conectados mais de 100 mil equipamentos agrícolas nos cinco continentes.Em nosso País a John Deere dá suporte remoto para 12 milhões de hectares, com 12.300 máquinas monitoradas à distância a partir do seu centro de operações em Indaiatuba (SP) e apoiadas regionalmente pelos 260 revendedores da marca ao redor do país.
Cristiano Correia, diretor de marketing da John Deere/Brasil, destaca a importância dos "Operations Centers" nas concessionárias neste momento em que os produtores - entre a colheita da safra e o plantio da segunda - buscam maior agilidade no processo de operação das máquinas no campo,
--"Nada pode parar, nada pode demorar", exemplifica Cristiano. "Imagine uma máquina que esteja em operação em lavoura distante de sua sede; de repente surge um problema... antes, entre um tecnico ser acionado na cidade mais próxima, chegar ao local e, às vezes, ter de retornar para só depois resolver o problema, havia uma demora média de um dia. Agora, acionando os monitores, a solução é feita em minutos. A aglidade é enorme, e o ganho de produtividade chega ser impressionante".
Cristiano Correia fez questão de demonstrar ao repórter Frederico Olivi o atendimento de um momento real, a partir de seu centro de operação em Indaiatuba (SP). A produção do Marcas e Máquinas - que já havia presenciado esse atendimento on line numa fazenda de ponta, em Sorriso (família Ferrarim), fez um vídeo que rodou junto com a demonstração ao vivo.
Ao final, o operador, a 80 km de distancia, conversava com o supervisor em Sorriso, que, por sua vez, estava sendo acompanhado pelo Centro de Suporte às Operações da JC em Indaiatuba. Tudo exibido simultaneamente pelo Marcas e Máquinas, que estava em transmissão ao vivo no Notícias Agrícolas. Uma operação simutanea que atingiu milhares de pessoas no mesmo instante.
Para Cristiano, a prova da agilidade, trazida pelos sistemas digitais, dá esperança e entusiasmo aos tecnicos da John Deere e também aos agricultores que sabem que, passada a dificuldade momentanea trazida pelo Covid 19, tudo voltará com mais força no campo.
- "Nós seremos mais fortes, e muito mais produtivos. Com ajuda de tecnologias mais eficientes, o Agro brasileiro vai continuar a alimentar o mundo", ressaltou Crstiano Correia.
0 comentário
Em dia de campo, John Deere destaca projetos de capacitação e apresenta principais lançamentos
Setor de máquinas deve crescer 3,5% em 2025 após 3 anos de queda, diz Abimaq
StartSe Agro, divisão agrícola da StartSe, oferece cursos e imersões voltados a líderes, gestores e empresas do setor
StartSe Agro promove imersão em curso sobre Inteligência Artificial para o Agronegócio
Caravana histórica reuniu agricultores, influenciadores e tecnologia em uma jornada de 200 Km pela Rota Colonial brasileira
Como otimizar o desempenho de tratores e implementos