Pressão de queda nos preços do leite é mais pela demanda fraca do que período de safra, diz pesquisadora
Podcast
Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite
Apesar do período de safra no setor de pecuária leiteira, a captação no mês de dezembro diminuiu, e os preços pagos ao produtor de leite caíram motivados pela demanda desaquecida, segundo explica a pesqusiadora do Cepea, Natália Grigol.
De acordo com ela, no pagamento de janeiro referente ao leite captado em dezembro, o valor médio pago ao produtor foi de cerca de R$ 2,11/litro, recuo de 0,6% em relação ao pagamento anterior, feito em dezembro. Quando comparado ao pagamento realizado em janeiro de 2021, a queda se amplia, chegando a 5,6%.
"Essa diferença no pagamento entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022 se dá questão da demanda mais fraca, motivada pelo cenário macroeconômico, já que ano passado a inflação era outra, o poder de compra do brasileiro diminuiu, entre outros fatores", afirma.
A captação, que na teoria deveria ser maior neste período de dafra e fator preponderante para a redução dos preços, diminuiu, seguindo a linha de custos de produção em alta, estiagem em importantes bacias leiteiras e desestímulo para investimento na ampliação da produção. Segundo Natália, a captação de dezembro comparada à de novembro caiu 1,9%.
Apesar do cenário, a pesquisadora acredita que os preços pagos ao produtor devam atingir uma certa estabilidade para o próximo mês, tendo em vista as leves quedas que vêm ocorrendo mês a mês.
0 comentário
Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite