Preço do leite ao produtor deve subir, em média, 5% em junho, segundo Cepea
O mês de julho aidna não terminou, mas a expectativa para o setor é de aumento em torno de 5% no preço pado ao produtor, de acordo com a média Brasil do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Segundo a pesquisadora da instituição, Natália Grigol, apesar da perspectiva de alta nos preços, a mergem de lucro dos produtores de leite seguem pressionadas pelos custos de produção.
"Inclusive a própria indústria leiteira tem absorvido parte destas altas para repassar toda a alta ao consumidor que, por enquanto, conseguiu absorver os reajustes dos produtos na gôndola. Mas não se sabe qual será o nível de fragilidade desta demanda em julho", pontuou a pesquisadora.
Para os derivados, no comparativo com maio, a primeira quinzena de junho trouxe aumento de 9% para o leite UHT, 3,3% para o em pó e 16,7% para a mussarela, sendo que os dois últimos itens têm tido negociações mais firmes devido aos estoques reduzidos.
Até o final do mês, a pesquisadora pontua que a demanda deva desaquecer, e portanto, a indústria deverá controlar os estoques para segurar o mercado.
0 comentário
Sindilat: Setor lácteo trabalha por retomada da produção em 2025
Embrapa Gado de Leite: 2024 foi positivo para o setor lácteo brasileiro, após os desafios enfrentados em 2023
Leite/Cepea: Depois de subir ao longo de 2024, preço ao produtor deve encerrar ano em queda
Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce pelo sétimo mês seguido
Gadolando projeta avanços no setor em 2025 com entrada de lei em vigor
Sindilat apoia investigação de dumping no leite