Do Sul ao Nordeste, produtor de uva enfrenta alto custo de produção e demanda retraída

Publicado em 14/07/2021 15:45
Fernanda Gomes - Pesquisadora do Cepea
Entrevista com Fernanda Gomes - Pesquisadora do Cepea sobre o Acompanhamento da Safra de Uva

Podcast

Entrevista com Fernanda Gomes - Pesquisadora do Cepea sobre o Acompanhamento da Safra de Uva

Download

Logotipo Notícias Agrícolas

Apesar de estarem apenas no início da temporada, viticultores de Jales (SP) consultados pelo Hortifruti/Cepea já demonstram preocupação quanto ao aumento nos custos de produção e seus impactos na rentabilidade da safra 2021. Vários itens se elevaram nesta temporada, como energia elétrica, combustível, insumos e os gastos com irrigação, dada a seca persistente na região. Também foram relatadas dificuldades na contratação de mão de obra.

Fernanda Gomes, pesquisadora do Cepea, explica que a alta nos custos de produção não atinge apenas o produtor do Sudeste, mas também para o produtor das regiões Sul e Nordeste do Brasil, sobretudo pela expressiva alta nos fertilizantes.

"É importante comentar porém que apesar da gente ter essa alta nos custos, por enquanto a gente não tem observado problemas de qualidade. Então a expectativa para a produtividade e qualidade está mantida, mas tem essa contrapartida que os custos de produção devem subir ainda mais nessa temporada", acrescenta. 

A especialista destaca mais uma vez que a rentabilidade do produtor continua comprometida, considerando que o consumidor final continua com poder aquisitivo limitado. A expectativa para o setor é que com a retomada da economia, a demanda volte a ficar mais aquecida.

Confira a análise completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário