Batata : Produtor precisa planejar irrigação para driblar baixo volume de água, além de investir em sementes mais resistentes
Podcast
Entrevista com Debora Lopes - Engenheira Agrônoma e especialista em bataticultura da Coopercitrus sobre aSafra de batata em 2021
DownloadA estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifrúti Brasil. Apesar disso, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia da Covid-19.
Na reta final dos preparativos para o plantio de inverno, principal safra de batata do país, o produtor precisa estar atento ao baixo volume de água. Assim como em várias culturas, as principais áreas produtoras do país também enfrentaram problemas climáticos, e agora o produtor precisa focar em otimizar o uso de água e driblar baixo volume de água solo.
"Esse ano é o segundo ano muito diferente. Era para ter inicado as chuvas em outubro, atrasou. Tem um acumulado grande que já era para ter chovido e não choveu. Então o produtor precisa se atentar aquisição de semente de qualidade, com o nutricional ajustado e otimizar o uso eficiente de água na lavoura", comenta Débora Lopes - Engenheira Agrônoma e especialista em bataticultura da Coopercitrus.
Quando o assunto é pragas e doenças, o produtor precistar atentos a dois nomes. Segundo Débora, é comum na safra de inverno uma incidência maior de "requeima" e também da pragas conhecidas como "vaquinha" e "canela preta". A engenheira destaca que o produtor precista atento e fazendo as ações preventivas para evitar os problemas que podem afetar diretamente na produtividade da safra.
Veja a entrevista completa no vídeo acima
0 comentário
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações