Oferta maior e baixa demanda gera incertezas para o mercado da mandioca
As condições climáticas e a baixa incidência de doenças contribuíram para as lavouras de mandioca se desenvolverem bem e ampliarem as expectativas de uma boa safra neste ano, conforme indica o pesquisador do Cepea Fábio Isaias Felipe. “O plantio de mandioca ocorreu bem esse ano e possivelmente deve ter um acréscimo de área pelo o que percebemos em nossas visitas de campo. Ao mesmo tempo, as lavouras vem se desenvolvendo bem com as condições climáticas favorecendo bastante a cultura da mandioca e a produtividade tende a ser boa”.
Por outro lado, o mercado não vem acompanhando essa tendência de alta seja para a raiz, fécula ou farinha. “Nesse ano nós tivemos uma demanda bastante enfraquecida dos derivados de mandioca ligada ao cenário econômico e político desfavorável. Nós tivemos um cenário de maior oferta no ano, mas a demanda teve papel bastante expressivo na queda dos preços”, comenta Felipe.
De acordo com as análises feitas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq de Piracicaba, o produtor de mandioca pode ficar esperançoso com um 2019 mais otimista do que 2018. “Para o próximo ano há a expectativa bastante forte de que haja uma retomada desse mercado e que a demanda se recupere e possa vir a minimizar possíveis quedas nos preços”, afirma Fábio.
0 comentário
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas
Uva/Cepea: Oferta de sem semente se mantém restrita no Vale