Mato Grosso vai plantar mais soja, milho e algodão na temporada 22/23
Podcast
Mato Grosso vai plantar mais soja, milho e algodão na temporada 22/23
A safra 2022/23 deve representar elevações na área cultivada, produtividade e produção da soja, milho e algodão no estado do Mato Grosso, de acordo com os mais recentes levantamentos divulgados pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
Para soja, a projeção é de 2,9% mais plantio chegando à 11,8 milhões de hectares, um recorde estadual. A produtividade é esperada em 58,6 sacas por hectare, com a produção final atingindo 41,5 milhões de toneladas, patamar 1,6% maior do que a safra passada.
A coordenadora de inteligência de mercado do Imea, Monique Kempa, aponta que as lavouras irrigadas devem começar o plantio já nos próximos dias com o término do vazio sanitário, mas que o grosso da semeadura vai demorar mais um pouco enquanto os produtores aguardam chuvas melhores.
No caso do milho, a safra 21/22 foi consolidada com 7,15 milhões de hectares cultivados, produtividade de 102 sacas por hectare e produção de 43,8 milhões de toneladas, patamar recorde e maior até do que a da soja.
Já na próxima temporada 22/23, a primeira projeção do Imea aponta para elevação de 1,8% no plantio, melhora na produtividade para 104 sc/ha e produção 4% maior, renovando o recorde e atingindo 45,5 milhões de toneladas.
Para o algodão, que sofreu neste ano diante da falta de chuvas entre abril e maio e chuvas na colheita, a indicação do Instituto é para aumento de 10% na área semeada em 2022/23, chegando em 1,3 milhão de hectares, recomposição da produtividade para 278 @ por hectare e produção final 21% maior do que a da safra atual.
Confira a entrevista completa com a coordenadora de inteligência de mercado do Imea no vídeo.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos