Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Podcast
Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Na safra 2021/22 o Brasil aumentou em 22% a área plantada com sorgo, chegando em 1,1 milhão de hectares e contabilizando produção total de 2,9 milhões de toneladas, patamar 40% maior do que o da temporada passada.
Segundo Cícero Menezes, pesquisador da Embrapa, a demanda crescente por grãos no mercado interno, as condições climáticas delicadas para a segunda safra e o aumento da pressão de cigarrinhas do milho e enfezamentos são os fatores que sustentam esse crescimento.
O pesquisador comenta que, na região Centro-Oeste, condições de chuva menores do que 432 mm já deixa o sorgo com mais rendimento do que o milho. Além disso, plantio após o dia 15 ou 20 de fevereiro já coloca o sorgo à frente do milho.
Menezes ainda destaca que o mercado para o sorgo já está consolidado no Brasil e que, atualmente, o país já tem capacidade para absorver o dobro da produção atual com foco no mercado de rações, onde o sorgo fica apenas 5% atrás do milho com custo bem menor.
Olhando para a frente, a perspectiva é de manutenção deste crescimento com novas áreas adotando o cultivo no Oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa do vídeo.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos