Colheita do arroz tem resultados melhores do que o esperado e Federarroz descarta abastecimento apertado
Podcast
Colheita do arroz tem resultados melhores do que o esperado e Federarroz descarta abastecimento apertado
DownloadA colheita do arroz está praticamente encerrada no Rio Grande do Sul e os resultados obtidos são melhores do que o esperado inicialmente. A produtividade média deve fechar a temporada em 8.800 quilos por hectare.
Segundo o presidente da Federraroz, Alexandre Velho, um verão com poucas chuvas e muita luminosidade foi favorável para as lavouras irrigadas e estimulou essa alta produtividade, que deve ser suficiente para abastecer o mercado interno sem riscos de aperto na oferta como o visto em 2020.
Olhando para o mercado, os preços atuais para os produtores gaúchos estão ao redor dos R$ 88,00, patamar considerado satisfatório pela entidade. A liderança destaca que este é o piso de cotações ao longo da colheita e, daqui para frente, deverá haver uma valorização nos preços com o andar do mercado e das exportações, mas ainda assim valores que não comprometem o consumidor final.
Mesmo com a safra recém terminada, a recomendação da Federação é para que os produtores já comessem a se planejar e comprar seus insumos antecipadamente para a próxima temporada. Isso porque os custos de produção estão aumentando e a compra de fertilizantes e defensivos neste momento pode ajudar a segurar estes custos.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federraroz no vídeo.
0 comentário

Possíveis cenários de impacto da gripe aviária no mercado do boi vão desde pressão na arroba até melhora nas exportações

Rio Grande do Sul realiza educação sanitária na região do foco da gripe aviária

Feijão/Cepea: Preços seguem com variações distintas

Ibrafe: Produtividade de 40% menor no sudoeste

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas influenciada por boa produção de soja, milho e arroz

Expansão do sorgo no Brasil ainda esbarra na resistência ao plantio por parte do produtor