Safra de trigo brasileira deve ter aumento de área e exportações podem ser caminho para rentabilidade
Podcast
Safra de trigo brasileira deve ter aumento de área e exportações podem ser caminho para rentabilidade
DownloadOs produtores brasileiros se preparam para iniciar os trabalhos da próxima safra de trigo e as expectativas são de aumento na área cultivada e boa produção. O Paraná deve ampliar em 5% a área e produzir 3,5 milhões de toneladas, já o Rio Grande do Sul espera registrar acréscimo de 15 a 20% no tamanho das lavouras.
Olhando para o mercado, o corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias, Marcelo de Baco, destaca que as condições de câmbio com o dólar valorizado e a demanda aquecida mundialmente são os fatores favoráveis neste momento.
De Baco comenta que os países produtores de trigo do hemisfério norte enfrentam dificuldades climáticas e redução de área cultivada e diversos países buscam recompor e abastecer seus estoques neste momento de pandemia do Coronavírus, uma vez que o trigo é utilizado na alimentação básica para os seres humanos.
Já no mercado interno, o corretor aponta que a demanda ficou mais aquecida com o início do isolamento social devido a corrida para abastecimento de moinhos e residências, mas agora registra uma desaceleração, que aumenta a importância das exportações.
Após uma safra de verão com problemas devido a estiagem, os produtores do sul do Brasil apostam no trigo para recuperar suas perdas, mas de Baco alerta para a falta de chuvas que segue presente na região e pode impactar no atraso de plantio e em uma possível redução nessa expectativa de aumento de área.
Confira a íntegra da entrevista com o corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias no vídeo.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio