Cenário do arroz brasileiro muda, exportações disparam e pode faltar produto no mercado interno entre novembro e janeiro
Podcast
Cenário do arroz brasileiro muda, exportações disparam e pode faltar produtor no mercado interno entre novembro e janeiro
DownloadUm cenário de alta do câmbio com o dólar a cima dos R$ 4,00 favoreceu as exportações de arroz brasileiro ao invés das importações, alterando a realidade do mercado deste grão no país.
De acordo com o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, as expectativas no início do ano eram de exportações na casa das 900 mil toneladas e importações próximas as 1,3 milhões de toneladas. Porém, até o momento, já foram registradas 1,4 milhões de toneladas exportadas e apenas 950 mil importadas.
Outro combustível para este resultado foi a busca por novos mercados para o arroz brasileiro, como o México, que deve comprar uma grande quantidade de arroz nacional, e o Iraque, que já fechou alguns negócios e deve importar outras 30 mil toneladas ainda em 2019.
Apesar deste novo panorama positivo, a área da atual safra de arroz no Rio Grande do Sul deve ser cerca de 5% menor do que a do ano passado, ficando próxima dos 940 mil hectares, de acordo com dados levantados pelo Irga.
Sendo assim, Velho alerta para a possibilidade de faltar arroz no mercado brasileiro entre os meses de novembro e janeiro e que os preços ao consumidor final devem subir em breve diante desta perspectiva.
Confira a entrevista completa com o presidente da Federarroz no vídeo.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos