Embrapa descarta nova bactéria no trigo em Goiás e aponta ataque de brusone mais agressiva do que o normal
Podcast
Entrevista com Osvaldo Vasconcellos Vieira - Chefe Geral da Embrapa Trigo sobre as Doenças nas lavouras de trigo do Cerrado
DownloadA Embrapa Trigo concluiu suas análises sobre os problemas que apareceram nas lavouras de trigo do cerrado, em especial em Goiás, se espalhando para Minas Gerais e São Paulo. Segundo o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira, o que aconteceu foi uma incidência mais agressiva do que o normal de brusone.
“Em campo ficou claro que haviam diversos sintomas dessa doença e que as características eram mais folheares. Para nossa surpresa, 76% do que foi apresentado era brusone, que acontece principalmente na espiga, mas estava aparecendo também na folha. Então a principal causa foi a brusone, e apareceu também 15% de mancha marrom”, diz Vieira.
A pesquisa foi realizada nos laboratórios da Embrapa Trigo após visitas às áreas atingidas e coleta de amostras em mais de 18 propriedades em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. As conclusões mostraram que, as condições climáticas da região eram extremamente favoráveis à este fungo com chuvas mais atrasadas e temperaturas altas que facilitaram a penetração do fungo.
O Chefe da Embrapa Trigo também descarta a possibilidade desse problema se espalhar para outras regiões produtoras, como os estados do Sul brasileiro. “Houve essa preocupação por parte de grandes cooperativas do Paraná, mas já discutimos com eles o que é recomendado e, no momento, as condições não são favoráveis. No Sul brusone não é problema, é muito difícil ter uma condição de temperaturas mais elevadas por aqui”.
Confira a íntegra da entrevista com o Chefe Geral da Embrapa Trigo no vídeo.
Veja a nota técnica divulgada pela Embrapa Trigo
>> Brusone em lavouras de trigo no Brasil Central - Safra 2019
0 comentário
Ibrafe: México divulga necessidade de importação de Feijões
Arroz/Perspectiva Cepea: Produção brasileira pode ser a maior em 7 anos e a mundial, recorde
Bulog da Indonésia pretende adquirir 3 milhões de toneladas de arroz nacional
Feijão/Perspectiva Cepea: Setor espera que as exportações sigam recordes em 2025
Anec reduz previsões para exportações de soja, farelo e milho do Brasil em dezembro
Agronorte planeja investir em armazém de grãos e fábrica de rações no Tocantins para atender à crescente necessidade no Norte e Nordeste